Nesta semana, foi lançado o edital de licitação para a aquisição de alimentos de agricultores familiares para sete cozinhas comunitárias de Santa Maria. Para a compra dos alimentos, serão investidos R$ 149.735 de recursos próprios do município.
Poderão participar da chamada pública, beneficiários fornecedores, organizações fornecedoras e demais grupos fornecedores, que detenham atividade pertinente e compatível com o objeto e que satisfaçam as condições do edital e seus anexos, inclusive quanto à documentação. A abertura das propostas da licitação está agendada para 9 de março, às 8h30min.
Segundo o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, Ronaldo Pozzobon, esse valor garante insumos até a metade do ano, quando será aberta outra licitação:
– A compra é com entrega quinzenal diretamente nas cozinhas. Esta chamada pública é prevista até junho. Após será feita a segunda chamada pública para os meses seguintes. A quantidade é de acordo com o atendimento prévio, isto é, de acordo com o número de usuários cadastrados nas Cozinhas Comunitárias. Esse volume rende um total de 15.000 refeições por mês.
A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social é o órgão responsável pela implementação de programas, projetos e ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional do município. Mais informações pelo telefone (55) 3174-1518.
Cozinhas comunitárias
As cozinhas são espaços comunitários destinados a promover o acesso à alimentação adequada para a população em situação de insegurança alimentar. São estruturas físicas, localizadas em áreas carentes, nas quais ocorre o preparo e a distribuição de refeições. Nas cozinhas comunitárias também são desenvolvidos cursos profissionalizantes, bem como atividades de educação alimentar e nutricional e de inclusão social.
O objetivo da cozinha comunitária é ampliar o acesso a uma alimentação adequada e saudável, com prioridade para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social. As cozinhas comunitárias atendem prioritariamente pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo elas, preferencialmente as indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e também as que são cadastradas pelas entidades conveniadas responsáveis pelas cozinhas. Atualmente, o município conta com sete cozinhas (veja abaixo), abrangendo diversas regiões da cidade. O município firma convênio com as entidades para a instalação deste equipamento público.
Associação de Reciclagem Seletiva de Lixo (ARSELE)
Associação Espírita Francisco Spinelli
Centro Comunitário Infantil (CCI)
Centro Espírita Fraternidade – Chico Xavier
Paróquia Santa Catarina – Capela São Pedro
Obra Social Nossa Senhora do Trabalho
Sociedade Meridional de Educação (SOME)
*Com informações da prefeitura de Santa Maria